A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA EM MECÂNICA: UMA OPORTUNIDADE PARA A MUDANÇA

Conteúdo do artigo principal

Erisvaldo Ramalho dos Santos Júnior

Resumo

O ensino de ciências naturais e mais especificamente o ensino de Física vem se mostrando defasado ao longo do tempo. Isso ocorre devido a vários fatores, entre eles estão: a falta de preparo dos professores, ausência de ferramentas que podem ser usadas em aula, entre outros problemas. Há décadas pesquisadores da área de Física e da educação têm buscado soluções para as problemáticas que são expostas no sistema educacional e a experimentação tem sido apontada como uma das principais formas de reverter o quadro de desinteresse dos discentes. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar como a experiência pode contribuir na construção de conceitos pré-discutidos e atuar com esta de forma a transpor o senso comum ao conhecimento científico. Para alcançar os objetivos esperados foi aplicado um questionário para análise dos conhecimentos prévios dos alunos em Mecânica e feita uma aula experimental tratando do mesmo conteúdo. Posteriormente, foi novamente aplicado o questionário para analisar se os alunos conseguiram chegar ao conhecimento desejado. Pode-se, então, observar que na grande maioria das questões houve um aumento da porcentagem de acerto. Isso se deve a possibilidade que os alunos tiveram de interagir entre si e de observar na prática o que seria a Física aplicada ao cotidiano, conseguindo interpretar e fazer esta correlação.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos