A BATALHA DOS ÂNGULOS: UMA VIVÊNCIA NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II

Conteúdo do artigo principal

Thaís Philipsen Grützmann

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada na disciplina de Laboratório de Educação Matemática II, no segundo semestre acadêmico de 2022, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas/RS. A disciplina apresenta diferentes alternativas pedagógicas para o ensino de Matemática, oportunizando aos acadêmicos, futuros professores, diferentes vivências. Desta forma, o objetivo do artigo é descrever e problematizar a aplicação da atividade lúdica Batalha dos Ângulos na disciplina de Lema II, de forma a oportunizar aos acadêmicos da licenciatura em Matemática esses momentos diferenciados durante a formação inicial. Como resultados destaca-se a percepção em relação a necessidade de estratégia e raciocínio lógico para dar seus tiros durante o jogo, além de organização com as informações. Ainda, que conseguiram realizar a relação entre o plano cartesiano e sua adaptação, considerando os raios das circunferências e os ângulos. Por fim, pensaram em uma forma de inclusão, considerando alunos com deficiência visual ou cegos.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos