O GÊNERO TEXTUAL “HISTÓRIA EM QUADRINHOS” COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

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Renata Costa Pachiel

Resumo

Esse estudo tem como objetivo analisar o gênero textual História em Quadrinhos (HQ) como estratégia de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para Surdos, a partir de uma pesquisa qualitativa, classificada como pesquisa-ação. Os dados foram gerados por meio de observação em campo e um questionário investigativo, aplicado a três professores que atuavam no ensino-aprendizagem de Surdos na cidade de Curitiba (PR), no ano de 2018. Para atingir o objetivo proposto, abordam-se as políticas educacionais para Surdos no Brasil; investiga-se a apropriação dos gêneros textuais no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) para Surdos e conceitua-se o gênero textual História em Quadrinhos (HQ), ensinado em sala de aula como recurso de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Os resultados apontam que o gênero textual HQ contribui para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para Surdos.

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