VOCÊ SABE ‘DE’ QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO? UM ENSAIO SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO COMO FACILITADOR DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS BRASILEIROS ATRAVÉS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Cardoso de Menezes Bahia

Resumo

O “complexo de vira-lata” do brasileiro... Este artigo propõe uma reflexão breve sobre as questões históricas dos problemas de autoestima deste povo, derivadas do Brasil que ainda se apresenta colonialista, elitista, escravista e patrimonialista. Mas o Brasil não se apresenta apenas desta forma. Há um Brasil que é a terceira maior potência do século XXI, de grande crescimento econômico, de notoriedade diplomática, de grande e voraz mercado consumidor, de grande peso na disputa pelo poder na geopolítica mundial atual. A construção de uma identidade brasileira que comporte também essa realidade, a ideia de responsabilidade e de pertencimento requer uma educação que possibilite esse exercício. Uma escola democrática é essencial nesse percurso e o trabalho dos profissionais da educação é insubstituível. O Novo Ensino Médio apresenta oportunidades de construção da cidadania e do comprometimento com o bem comum. Os itinerários formativos se apresentam como um desses meios. A formação para reconhecer o Brasil como um lugar identitário é possível. Do Brasil ao “nosso” Brasil: a utopia é permitida.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos