CAÇA-PALAVRAS, SIGNIFICADOS, CONCEITOS E DESDOBRAMENTOS: EXPERIMENTANDO COM CRIANÇAS
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Resumo
Eis a temática que se acredita cobrir de várias formas a proposta textual: “Construção de saberes e inovação pedagógica: desafios e possibilidades para a Educação”. E assim revelou-se possível o referido texto. O objetivo geral, analisar uma perspectiva didática como propósito (des)cobertas individual e em dupla por parte das crianças. Os objetivos específicos: 1) mostrar que sequências didáticas em qual fase da vida for, o espaço educacional pode transformar realidades favorecendo (des)cobertas estéticas, éticas, possibilidades para uma vida cotidiana melhor; 2) Apresentar de quais maneiras o jogo de caça-palavras, seus significados e conceitos geram aprendizados na infância; 3) Esquematizar como se deu a experiência em sala de aula com a aplicação de um caça-palavras com explicações, solicitação de preenchimento das lacunas no jogo, solicitação de leitura do enunciado sobre a capital Maceió, debates em duplas e no grupo sobre as várias maneiras de entender o percurso a se seguir no jogo. A metodologia empregada teve como base a aplicação do caça-palavras acerca das 10 atrações turísticas em Maceió-Alagoas, nordeste brasileiro, criado especialmente para compor uma sequência didática com crianças, idades entre 7 e 11 anos vinculadas a instituição intitulada Fraternidade Espírita Deus Conosco (FRADEC), localizada no bairro do Canãa, em Maceió, cuja sua missão dar apoio escolar a crianças moradoras do seu entorno, bem como missão principal, estudos bíblicos espirituais na comunidade. O desenvolvimento numa tarde de sexta-feira se deu a convite da docente do ensino regular dessas crianças, Profa. Silvia Coêlho, juntamente com a docente Madileide Duarte, em 17 de março de 2023. Para elaboração desse texto os fundamentos teóricos se deram através de autores sobre: alfabetização e letramento (SOARES, 2020); criações estéticas na aprendizagem (DUARTE, 2001, 2015, 2016, 2017, 2019, 2021 e 2022); dos encantos e desencantos do lugar (DUARTE, 2023); arte e comunicação (OMENA; VASCONCELOS; DUARTE, 2007); língua e linguagem (LIRA; DUARTE, 2021); do texto e de sua interpretação (LIRA, 2019); análise das HQs em sala de aula (SANTOS; DUARTE, 2018); xadrez humano e diversidade na lógica do aprender (SILVA; DUARTE, 2013); assimilação e acomodação na educação (PIAGET, 2011); arte e educação (LIVE, 2023), turismo em Alagoas (NAZÁRIO, 2018), poética e os bairros de Maceió (PEDROSA, 2017), sequência didática e produção textual (KRAUSE, 2023), Educação e Saúde Mental (FERRREIRA, 2014); música (SETTON, 1998); música instrumental (COOK, 2015); Relatório FRADEC (2020), além de inúmeras descobertas através do YOUTUBE, FACEBOOK e demais consultas. Os resultados alcançados apontaram: 1) ampla capacidade que as crianças têm na compreensão e expansão de conhecimentos; 2) desempenho individual e em parceria, ambos ajudando e ajustando resultados; 3) que aprendizados múltiplos e transdisciplinares em contextos que possibilitam a participação ativa e interativa da criança, além de despertar nelas interesses múltiplos e transdisciplinares há ressignificações de conhecimentos que preliminarmente seriam algo distante do âmbito escolar, como por exemplo, seus cotidianos em geral. Isto é pensar e investir no desenvolvimento humano e na potencialidade de cada indivíduo envolvido em cada projeto em sala de aula e fora dela, inclusive.