COVID-19: UM LEGADO PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

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André Luis Orlandi Fávaro

Resumo

O rápido avanço e evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem revolucionado os ambientes empresariais, educacionais e domésticos gerando transformações radicais na forma de produção e interação entre as pessoas. As Tecnologias da Informação e Comunicação e o processo de ensino e aprendizagem são elementos importantes que ressignificam a educação, potencializada pela internet. O mundo vislumbra o conhecimento por meio do ciberespaço através de suas telas, principalmente a partir do primeiro semestre de 2020, enfatizado com a pandemia do Covid-19, em que o ensino de forma remota, passou a ser uma rotina à maioria dos estudantes. Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar os modelos tradicionais de ensino e a necessidade da sua reformulação para adaptar-se a esse espaço digital. Na era da indústria 4.0, com a transformação digital e robotização, é necessário repensar a educação, além do papel do professor, que era considerado como o centro da informação e, agora, é visto como facilitador e mediador do conhecimento, provocando nos alunos o interesse pela busca do aprendizado. Não se deve reduzir esta nova revolução somente a máquinas e sistemas inteligentes. A ruptura causada por ela é muito mais abrangente. Novas descobertas englobam desde genética, nanotecnologia, computação quântica e uso de energias renováveis. A formação desse indivíduo requer a prática de um triângulo cognitivo composto por conteúdo, incentivo e interação, para acompanhar a Educomunicação. Esse artigo visa entender todo o processo educacional antes e durante a pandemia do COVID-19, onde a educação vive uma transformação digital e busca alternativas de estudos e espaços de aprendizagem.

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