A DIFICULDADE DE LEITURA NO PERÍODO PANDÊMICO DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

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Sângela Dourado Castro Noleto

Resumo

A pesquisa aqui desenvolvida visa a analisar as dificuldades de leitura no período pandêmico de retorno às aulas presenciais nos 5° anos da Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra em Balsas/MA. O período escolhido para a análise foi durante a pandemia do coronavírus, na volta às aulas presenciais, quando os professores receberam os alunos que voltavam de um período de aulas remotas e apresentavam deficiência na leitura e na escrita. A pandemia da Covid-19 trouxe desafios substanciais ao setor educacional, no Brasil e no mundo. O cenário sem precedentes exigiu rápida e inédita reação de todos os setores para amenizar as dificuldades apresentadas pelos alunos no retorno às aulas presenciais. Diante disso, essa pesquisa une forças de professores da Educação Básica com professores pesquisadores, extensionistas e voluntários do Ensino Superior para tentar diminuir os impactos causados pela pandemia. Esse projeto visa, então, a analisar as dificuldades de leitura dos alunos da rede pública, contribuir para uma aprendizagem de leitura compreensível, além de incentivar o hábito de ler. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa/interpretativa, pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa de campo exploratória em que a Escola Campo foi a Escola Municipal Padre Ângelo de Lassalandra. Estudar o processo de leitura e de compreensão textual na educação básica é fundamental para que se possa repensar as práticas pedagógicas, principalmente em um período pandêmico em que os alunos ficaram sem o contato presencial com a escola e os professores. A pesquisa desenvolvida representa um importante passo como estratégia para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de leitura para alunos defasados em virtude da pandemia do coronavírus.

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