DIDÁTICA DO ENSINO RELIGIOSO, DOCÊNCIA E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES SOBRE RECURSOS DIDÁTICOS A PARTIR DA BNCC

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Sidney Allessandro da Cunha Damasceno

Resumo

Este trabalho fundamenta-se a partir da Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), (BRASIL, 2018), no “Componente Curricular de Ensino Religioso” (CCER), na “Didática do Ensino Religioso” (DER) e nos estudos de Libâneo (2013). Discute sobre o exame dos entendimentos de professores a respeito da utilização de recursos didáticos no contexto do exercício profissional da docência no processo de ensino-aprendizagem do CCER. Posto isso, com base nas análises vinculadas a pesquisa de campo desenvolvida nos estudos de tese de doutorado, na Linha de Pesquisa em Educação e Religião, no PPGCR/UFPB. Especificamente versa relativamente aos recursos: jogos, mecanismo de busca na internet, roda de conversa e peça teatral, aula expositiva, tirar do quadro, bem como, alguns recursos considerados como menos adequados; e analisa dada desigualdade em termos da disponibilidade de recursos didáticos constatada. Infere ao considerar a abordagem dos professores e acentuar a necessidade de observar-se, na prática, mediante as relações entre “o que ensinar”, “o como ensinar” e a fundamentação epistemológica da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões), o demonstrar com mais detalhes, exemplos do articular o uso de recursos didáticos em meio a essas perspectivas de acordo com BNCC.

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