ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO CONCEITO DE UNIDADE CURRICULAR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES NO CEEPLT LUIZ PINTO DE CARVALHO

Conteúdo do artigo principal

Alex Vieira dos Santos

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência de ensino no curso técnico de edificações tendo como ponto focal a utilização do conceito de unidade curricular como modelo de ensinar e aprender. Para tanto postulou-se a realização de um concurso entre os estudantes com o objetivo de construção de uma estrutura isostática auto portante. Para além da finalidade técnica, o concurso buscava estabelecer correlações entre as disciplinas técnicas estudadas, o fortalecimento do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades distintas ao integrar as áreas do conhecimento, assim como demanda o mundo do trabalho. Nesse contexto, o uso do conceito de Unidade Curricular vislumbra proporcionar a aliança de experiências reais ou simuladas, o desenvolvimento de projetos e a interação das disciplinas, professores e estudantes na resolução dos problemas de forma crítica. A proposta foi realizada com estudantes formandos, que executaram a tarefa durante uma unidade letiva no contexto de cinco disciplinas da base técnica e uma da base comum. Ao fim, ocorreram os testes de carga e uma análise dos fatores que agregaram ou atrapalharam a aprendizagem dos conceitos bem como o desenvolvimento do produto.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos