FÍSICA APLICADA À LOGÍSTICA: PROPOSTA DE ENSINO DE ARMAZENAMENTO DE CARGAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem contextual para o ensino de Física no curso técnico de Logística a partir de uma experiência ocorrida no CEEPLT Luiz Pinto de Carvalho entre os anos de 2016 e 2019. Desse modo, é apresentada no presente texto a proposta original para fins de ajustes e possível replicação. O foco é a busca da contextualização dos tópicos da Física com as áreas de aplicação específicas de atuação do futuro profissional de logística, em especial, na área de administração de materiais. Assim, a experiência de ensino foi construída priorizando uma concatenação entre a introdução ao estudo de Física (Mecânica Clássica) e as situações que os educandos podem vir a enfrentar em sua prática profissional no mundo do trabalho. Ao final, foi possível constatar na experiência original, a importância de uma abordagem onde a Física seja aplicada à Logística como forma de dar significado sobre o que está sendo ensinado aos estudantes e no contexto da escola a viabilidade de replicação por parte de outros docentes. Assim procedendo, acredita-se que novas perspectivas e estratégias, se planejadas e contextualizadas de forma gradual, podem possibilitar mudanças significativas no ensino e na aprendizagem, bem como na formação do aluno cidadão.