FINALIDADE DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA: ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DISCENTE
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Resumo
As Artes Marciais e Desportos de Combate (AM&DC) contextualizadas no ensino básico ainda sofrem distorções quanto a compreensão de sua finalidade na formação do aluno. Diante desta realidade, esta investigação objetivou analisar a percepção dos alunos no ensino secundário sobre a finalidade das AM&DC na Educação Física. Integraram à investigação 150 participantes distribuídos em 5 turmas. Os alunos responderam à pergunta antes e após a participação nas aulas AM&DC. As intervenções consistiram na aplicação de uma aula teórica seguida de prática, ambas com duração de 50 minutos. Foram ministrados conteúdos sobre modalidades com técnicas de agarre (Judô, Jiu-jitsu, Sumô, Huka-huka e Greco-Romana; de toque (Boxe, Capoeira, Muay-thai, Karatê e Taekwondo); e com instrumento, a Esgrima (Florete, Sabre e Espada), sendo abordadas duas modalidades de cada tipo de técnica para cada turma. Os dados coletados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin, e após a categorização e codificação das respostas, os dados foram inseridos no Software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 24.0, IBM, 2016 para a análise estatística. Os resultados mostraram que, antes de participarem das aulas de AM&DC, a finalidade deste conteúdo na Educação Física servia para “aprender a se defender” (43,6%) “melhorar o condicionamento físico" (n=44; 29,3%), “vencer o oponente” (n=19; 18,6%), “aprender a atacar o inimigo” (n=7; 4,6%). Entretanto, ao final do estudo, prevaleceu a percepção de que as AM&DC tinham como propósito levar os alunos a “aprender novas culturas” (n=61; n=74; 40,6%), “formação (valores pessoais)” (48,8%). levando em consideração a afirmativa, neste cenário, que o efeito da implementação das AM&DC na Educação Física foi positivo no sentido de elucidar os participantes quanto aos objetivos e a relevância da temática para a formação cultural e ética dos alunos.