EFEITO DO ENSINO DAS LUTAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
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Resumo
O eixo temático Lutas propicia aos alunos experenciar novos gestos, conhecer diferentes culturas e saberes, e desenvolver os valores sociais (BRASIL, 2018). Contudo, há necessidade de estudos que contemplem as Lutas e sua eficácia no campo das dimensões sociais. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito do ensino das Lutas na Educação Física no relacionamento interpessoal a partir da percepção dos alunos que cursavam o 3ºano do ensino médio numa escola do município de Pinheiro (MA). Este estudo é parte de um projeto de pesquisa mais amplo que abarca questões nas dimensões educacional, cultural e física. A amostra foi composta por 150 alunos, divididos em 5 turmas. Todos os alunos assinaram Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e seus respectivos responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para ingressar e finalizar o estudo os alunos tiveram que responder ao questionário antes e após as aulas de Lutas e participar de, no mínimo, 8 aulas. Foram realizados 6 encontros com cada turma. Em cada encontro foi ministrada uma aula teórica seguida de prática sobre duas modalidades de cada técnica, a citar: Judô, Luta Greco-Romana, Jiu-Jitsu, Huka-Huka e Sumô (técnicas de agarre); Boxe, Taekwondo, Capoeira, Karatê, Muay-Thai (técnicas de toque); e a Esgrima, com Florete, Espada e Sabre (técnicas com implemento). A pergunta aplicada foi: “A participação nas aulas de Lutas, na Educação Física, pode tornar o relacionamento pessoal entre os alunos: (a)muito ruim, (b)ruim, (c)bom, (d)muito bom, (e)ótimo. Porquê?”. As respostas foram avaliadas a partir da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2009), e após a categorização e codificação, foram inseridas no Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24.0, IBM, 2016, para análise estatística. O primeiro resultado encontrado revela, no momento pré- intervenção, que a participação nas aulas de Lutas seria ‘ruim’ pois, havia o risco de ocorrer ‘lesões’ (n=60, 40%), brigas (n=53, 35%) e intrigas (n=37, 25%). Foi verificada a eficácia das intervenções, ao final das aulas, com o aumento no número de 4 para 12 alunos que afirmaram ter aprendido diversos conteúdos. No que tange a formação de valores, os alunos classificaram como boa e ótima a participação nas aulas de Lutas por promoverem melhorias na habilidade (n=25, 16,5%), no respeito entre os alunos (n=58; 39%) e na interação social (n=44, 29,5%). Concluiu-se, então, que implementação das aulas de Lutas no contexto do ensino Educação Física trouxeram respostas positivas na promoção da socialização dos alunos.