AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?

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Eder Rodrigo Mariano

Resumo

Estudos sobre a inclusão e exclusão no contexto da Educação Física escolar sempre foram fomentados na literatura científica; no entanto, investigações que abarquem conteúdos ainda pouco explorados, como é o caso das Lutas, ainda são escassos. Neste sentido, esta pesquisa-ação teve como objetivo identificar, pela percepção dos alunos, qual foi o aprendizado mais significativo como efeito da práxis pedagógica sobre as Lutas na Educação Física escolar. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão com parecer número 3.212.643. A amostra foi constituída por 150 alunos do 3ºano do ensino médio. Para iniciar, os alunos assinaram o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE), foram autorizados pelos responsáveis com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam à pergunta central do estudo. Destaca-se que esta questão integra um inquérito mais amplo que abarca, além da dimensão social, as dimensões: educacional, cultural e motora. Para finalizar, os alunos deveriam ter frequência mínima de (75%, 8 aulas) e preencher o questionário antes e após as aulas. Foram ministrados os conteúdos de 13 modalidades de Lutas classificadas pelas ações de agarre, toque e uso de implemento (espada). Todos os alunos participaram de aula teórica seguida de prática, sobre duas modalidades de cada classificação. Após coletar as respostas nos momentos pré e após, foi aplicada a Análise Categorial (Bardin, 2011), com a interpretação, categorização e codificação dos dados que foram inseridos no Programa Statistical Package Software for Social Sciences (SPSS), versão 24.0, IBM, 2016, para análise estatística. Ao serem questionados se as aulas de Lutas poderiam causar a exclusão dos alunos, os alunos expressaram, no momento pré-intervenção, os motivos que apontam as Lutas como uma atividade excludente: a vergonha de se expor (30%), o medo de machucar (28%), os fracos sempre perdem (24%), lutar é perigoso (15,4%). Em contrapartida, foi evidenciado o efeito positivo das aulas de Lutas, no momento pós, cuja percepção dos alunos revelam, que as Lutas são divertidas (20,6%), favorecem a participação de todos (32,6%), promovem a interação (46,8%). Este estudo trouxe o feedback positivo quanto a implementação das Lutas na Educação Física, sob o aspecto da inclusão social. Novas pesquisas que contemplem outros métodos, ano escolar e outras dimensões devem ser fomentadas para agregar a literatura científica acerca desta unidade temática.

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