OUTRAS PÁGINAS DE CLIO: HISTÓRIA E RELIGIOSIDADES NA COLEÇÃO MULTIVERSOS (PNLD 2021)
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Resumo
Destaca-se que o objetivo geral desta pesquisa visa compreender como a religião e religiosidade são abordadas no livro didático do ensino médio, para área de História (PNLD 2021) partindo de uma investigação a respeito do edital do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021, da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Lei Nº 9.394 de 1996. Os objetivos específicos são: discutir sobre as políticas de avaliação e seleção do Programa Nacional do Livro Didático; pensar como as orientações da Legislação Educacional brasileira vigente são incorporadas na escrita do livro didático para a área de História; inferir sobre as interconexões entre História e Ciências Sociais, na perspectiva da interdisciplinaridade e suas possibilidades para o estudo da história das religiões e religiosidades; analisar os percursos históricos das práticas religiosas no Brasil no livro didático da área de história, por meio da pluralidade religiosa brasileira e as questões de identidades; refletir sobre a história das religiosidades brasileiras a partir das matrizes indígenas e afro-brasileiras. O aporte teórico-metodológico contempla algumas linhas de discussão, onde a primeira está relacionada a História, Ensino de História e Livro Didático e os autores que farão parte dessa abordagem são: Ana Maria Monteiro (2014), Thais Lima e Fonseca (2011), Sônia Miranda e Tania de Luca (2004) e Circe Bittencourt (1998). Outra linha está diretamente ligada aos debates das relações entre História e Religião, recorrendo a autores como Rocha (2016), Emerson Giumbelli (2010), Cunha (2017) e Garrido (2012). Constata-se inicialmente que nas dimensões da História e Religião há uma falha crítica: as religiões afro-brasileiras são pouco trabalhadas. Metodologicamente, a pesquisa se constitui como qualitativa, realizando análise dos livros da coleção, bem como da legislação educacional relativa ao livro didático. Considera-se, de maneira parcial, que podem surgir muitos levantamentos importantes e que servirão tanto para trabalhos futuros quanto para nortear um desenvolvimento mais fundamentado a respeito das religiões e religiosidades no ensino na área de História.