O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE E A SUA RELAÇÃO COM A EVASÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS PRESENTES NO AMBIENTE EDUCACIONAL
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Resumo
As noções acerca de saúde mental coletiva e individual estão em constante evolução, podendo- se afirmar que há um processo de metamorfose histórica em andamento. O desenvolvimento expressivo de pesquisas científicas a respeito das diversas psicopatologias existentes remete, ao século XXI, o compromisso com a valorização e conscientização social em relação a inclusão e integração de pessoas com deficiências mentais, ou intelectuais; em quaisquer espaços, sejam eles públicos ou privados, de educação formal ou informal. O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), é caracterizado por influenciar de maneira patológica na capacidade de autopercepção, confusão com a autoimagem, e hiperatividade emocional. O diagnóstico pode ser realizado ao final da adolescência e início da fase adulta em ambos os sexos, por meio de procedimentos psicoterapêuticos; podendo haver a intervenção psiquiátrica e medicamentosa. O objetivo do trabalho é investigar a influência do TPB no processo de Evasão Escolar dos estudantes. Do ponto de vista da abordagem metodológica a pesquisa é qualitativa uma vez que a ferramenta principal de análise dos conceitos relacionados ao TPB, Evasão Escolar é o pesquisador que se envolve com eles a partir de princípios subjetivos. Caracteriza-se como pesquisa básica pura pois pretende discutir teoricamente os motes da pesquisa e aumentar o conhecimento acadêmico na área. Quanto aos objetivos a investigação é exploratória porque busca esclarecer uma demanda social e educacional. No que diz respeito ao tipo de raciocínio, a pesquisa se classifica como hipotético-dedutiva pois consiste na construção de conjecturas baseada em apresentação de hipóteses. O desdobramento da investigação se deu a partir dos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica de livros e periódicos que tratam o TPB, Evasão Escolar somado a análise de formulários fornecidos virtualmente a fim de entender o perfil do estudante e do profissional que atua em classes de Ensino Médio. Ressalta-se que, a relevância do estímulo a pesquisas científicas que abordem temas direcionados a saúde mental do educando em cursos de licenciaturas, com a finalidade de alcançar uma realidade escolar que integre este perfil de aluno.