DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN

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Hortência Ingreddys Fernandes do Nascimento

Resumo

Este artigo traz à baila um estudo de caso acerca de um fenômeno recorrente que, no sistema da Educação Básica no Brasil, tem acarretado prejuízos sociais e econômicos: a distorção idade-série. Este é o objeto da pesquisa aqui exposta, que foi desenvolvida, tendo-se como população-alvo todos os alunos matrícula dos nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ano ao 9º ano, na Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna, do município de Ceará-Mirim/RN, durante o período de 2019 a 2022. Para as análises dos dados coletados, a metodologia adotada se baseou em uma ferramenta estatística muito apropriada para a natureza dos dados aqui trabalhados: a pirâmide etária; esta é um gráfico em forma de histogramas no qual é possível dar destaque às diferenças entre os grupos etários, em concomitância com outras variáveis, como por exemplo, por gênero do aluno. Os resultados obtidos neste trabalho mostram como se comportou a ocorrência do fenômeno da distorção idade-série, presente em todas as séries analisadas, com predominância quando se trata de alunos do gênero masculino.

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